Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 22 de março de 2011

Acalmando o bebê - a missão!

Quem tem, ou já teve um bebê em casa sabe que o quanto é difícil acalmá-los quando desatam a chorar. Sem contar o desespero que nos causa não saber do que precisam. Nessa hora tentamos de tudo, dar de mamar, trocar a fralda, tirar a roupa, colocar mais roupas...e por vezes, nada adianta.
O Pedro é um bebê que chora bastante, principalmente no fim da tarde e começo da noite. Depois de tentar tudo e ter orientação do pediatra que está bem, ganhando peso, sem qualquer outro sinal de doença começamos a tentar alternativas. Na verdade, fomos estudar e descobrimos que medicações não têm muito efeito para as chamadas cólicas, mas que acupuntura parece trazer benefícios, de acordo com estudos científicos.
Eu já sou adepta à acupuntura há bastante tempo, já vi bons resultado sendo paciente e também em pacientes que indiquei para tratamento conjunto de doenças como cólicas, TPM, infertilidade, miomas, endometriose, etc. Então resolvemos levar o Pedro para sua primeira sessão.
Confesso que estava morrendo de medo dele chorar muito, medo de estar exagerando levando o menino para levar agulhadas com menos de 2 meses de vida. Fui a clínica do meu amigo e médico acupunturista, Dr Henrique Sidi e ele aplicou 3 agulhinhas e realizou um pouco de moxa (um tipo de incenso que eles aproximam da pele para esquentar os pontos que querem estimular)nas costas. O bebê ficou super bonzinho, quase não reclamou das picadas e depois disso vem dormindo bem melhor. Ainda chora todas as noites, mas nunca mais do que uma hora seguida.
Também para ajudar na campanha “como acalmar o Pedro”, ganhamos de um casal de amigos especiais, a Débora e o Erico, um curso de Shantala – aquela massagem indiana para bebês –a Denise Gurgel, fisioterapeuta, especializada nessa técnica, veio a minha casa e gentilmente nos deu uma aula teórica e prática. Foi excelente, o Pedro ficou super bonzinho e pareceu gostar. Mas também quem não gosta de receber carinho? Agora tenho praticado sempre que ele fica calmo e acordado, já que a massagem não é indicada quando o bebê está chorando, nem dormindo. Ao final da massagem, um banho quem quentinho só para tirar o excesso de óleo. Ele fica super relaxado e dorme um soninho.
 Ele está ficando mais calminho a cada dia, na verdade, como disse em um comentário no blog a Tati do Mulher e Mãe, vamos nos descobrindo e parece que vamos entendendo um pouco mais do que eles querem quando choram. Talvez até a entrada dele na faculdade eu já entenda o  Pedro totalmente...hehehe...doce ilusão!
  

sábado, 19 de março de 2011

Programa Hoje em Dia - Record

Pessoal,

Essa semana foi ao ar uma matéria sobre TPM no programa Hoje em dia da Record, para a qual eu colaborei.


Para quem não assistiu, segue o link


E na Revista Agora do próximo domingo colaboração sobre sabonetes íntimos e depilação.

E continuo escrevendo a coluna do Portal Minha Vida.

Logo um novo post sobre a maternidade!

Até mais




terça-feira, 8 de março de 2011

“Mãe adora uma culpa”

Ouvi essa frase ainda na maternidade do nosso querido pediatra, quando comecei a chorar pela primeira vez (digo primeira vez, porque todo dia em algum momento temos algum motivo, nem que bem pequeno para algumas lágrimas). Estava com as mamas em carne viva e me sentia culpada pelo bebê ter que tomar leite artificial por duas mamadas seguidas.

 A cada dia, para não dizer a cada minuto, nos culpamos por tudo que não corre da maneira que julgamos ideal para nosso filho. É aquele momento em que começamos a entender o que nossas mães passaram e ainda passam...inclusive me arrisco a dizer, que avós também adoram uma culpa e em dobro!!

Culpa por todos os choros que não conseguimos identificar
Culpa por não ter trocado a fralda imediatamente após aquele cocô que não ouvimos o bebê fazer
Culpa por cada brotoeja, espirro, soluço, regurgitação...
Culpa por não ter leite suficiente
Culpa por ter leite demais a o peito ter empedrado
Culpa por sentir dor para amamentar e achar que talvez não seja uma boa mãe
Culpa a cada troca de roupa por ter que passar o body pela cabeça dele (quem definiu que essa era a melhor roupa para bebês, afinal?? )
Culpa por sentir tanto sono
Culpa por esquecer a vitamina dele um dia e a pomada de assadura várias vezes.
Culpa por colocá-lo no berço e não ficar com ele no colo 24 horas por dia
Culpa só de pensar em voltar a trabalhar

Enfim, cada uma de nós tem as suas...mas no fundo sabemos que estamos fazendo o nosso melhor e é por essas e tantas outras coisas especiais que fazemos nesse mundo, que merecemos um dia para nós.

Parabéns pelo dia das mulheres!



domingo, 6 de março de 2011

Quarentena

Atendendo ao pedido da Sâmia, seguidora fiel do blog, seguem algumas orientações sobre essa fase.

Assuntos que precisam ser aventados quando o assunto é quarentena pós- parto:

Alimentação da mãe: o aleitamento nos deixa mortas de fome e sede, mas é importante pensar bem nos alimentos e bebidas que vai ingerir durante esse período para produzir um leite rico em nutrientes, evitar as cólicas do bebê e também ter energia para agüentar todo o trabalho. É preciso ter uma alimentação saudável e variada. Evitar alimentos como chocolates, café e refrigerantes. Também há algumas evidências que leite e derivados, além de produtos com trigo possam aumentar as cólicas. O ideal é ter orientação de uma nutricionista também nessa etapa.

Sexualidade: a prolactina, hormônio do leite, tem como um dos efeitos colaterais, a diminuição da libido, junte a isso a privação de sono e algumas dores nas mamas e também na cicatriz do parto. Fica difícil sentir algum tesão com tudo isso, não é? O ideal é esperar o sangramento acabar para começar a pensar em retomar essa atividade. Isso costuma acontecer após 30 a 40 dias.  Nessa fase, já estamos um pouco mais adaptadas a rotina e é importante pensar um pouco mais no maridão que, em geral, é deixado bem de lado até então.

Atividade física: teoricamente após 15 a 20 dias o corpo já se recuperou do parto, mas o parto não é um procedimento como outros, envolve todos os cuidados com o bebê. Então acho interessante aguardar 1 mês e meio a dois para recomeçar. E sempre recomeçar aos poucos, respeitando seus limites.

Menstruação: Depois que o sangramento pós- parto acabar, nem sempre a menstruação voltará ao normal no mês seguinte, principalmente para aquelas que estiverem amamentando, porque a prolactina também ajuda no bloqueio da menstruação.

Método anticoncepcional: mas não se iluda, a prolactina alta não é método anticoncepcional. Antes de iniciar sua vida sexual, converse com sua médica sobre o melhor método anticoncepcional para essa fase.

E falando especificamente das dúvidas da futura mamãe Sâmia:

  1. Lavar os cabelos está liberadíssimo, mas você vai ver que isso vai ser um luxo que você não vai se dar todos os dias.
  2. Quanto a pegar friagem, a última coisa que precisamos nessa fase é ficar doente. Então cuidados como se manter agasalhada se estiver frio, tentar dormir o máximo que puder e ter uma alimentação saudável é primordial.
  3. Sopinhas podem fazer parte do cardápio, mas não como único alimento.