Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 26 de julho de 2011

Número de gestações na adolescência cai no Estado de São Paulo

Pessoal,

Acabei de ver a notícia divulgada hoje, com base em dados da Fundação Seade, de que o número de adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos diminuiu 37% em 11 anos no Estado de São Paulo. 


Ainda há muito a fazer, mas isso já me deixa muito feliz! Agora sendo mãe, ainda mais!


Como obstetra já há tempos conheço os riscos de uma gravidez nessa fase da vida. 


Mas agora como mãe do Pedro, isso me toca ainda mais. A chegada de um bebê à nossa vida já é complicado mesmo quando isso é programado, dentro de uma estrutura familiar bem estabelecida. O cansaço, o desgaste físico e emocional principalmente nos primeiros meses é grande. Imagine isso tudo numa fase em que, por si só, já estamos emocionalmente abaladas, vivendo uma montanha-russa de emoções o dia inteiro.


Por se tratar de uma fase muito peculiar da vida da mulher, a adolescência não é realmente uma boa hora para engravidar e é considerada uma gestação de alto risco, mesmo em mães saudáveis.


Há mais chances de bebês de baixo peso, pressão alta e depressão pós parto, entre outros problemas.


O importante, então,  é tentar prevenir que isso aconteça. As meninas tem iniciado a vida sexual mais cedo, mas isso não precisa significar gravidez e nem doenças sexualmente transmissíveis. 


Não dá para fingir que não estão namorando, isso não ajuda. O que ajuda é a orientação, a informação de qualidade. E isso deve começar em casa, com os pais, isso mesmo, os pais. Acredito que ambos devam participar desse processo, mesmo que sejam divorciados. 


Conversar com os filhos sobre sexo seguro não os fará perderem a virgindade mais cedo, como muitos pensam. Apenas dará a eles segurança para quando estiverem prontos.


Além disso, as informações vindas da escola e consultas de rotina à ginecologista desde a primeira menstruação ajudam muito!  


E se mesmo assim acontecer uma gestação, então o pré-natal deve começar imediatamente para que os riscos sejam minimizados.


Abraços!

Asma e gravidez

Pessoal,

Hoje foi publicado esse meu texto na minha coluna do Portal Minha Vida, sobre Asma na Gravidez.

Espero que seja útil!

Ah, e parabéns a todas as avós...as mães com açúcar!

Hoje é dia dos avós!

Segue o link do texto:
http://www.minhavida.com.br/conteudo/13595-Gravidas-com-asma-podem-ter-gravidez-tranquila-com-alguns-cuidados.htm

Abraços

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Meu pequeno Steven Spielberg

Não há como não ficar pensando no futuro nos nossos pimpolhos, né?
 
Hoje é um dia especial, o Pedro completa 6 meses. Pois é, como passa rápido!! 

Essa fase é uma delícia, cada dia uma brincadeira nova e ações surpreendentes a cada minuto. Ele já tem alguns brinquedinhos preferidos e o projetor que ele ganhou da tia Flávia, que agora mora lá em Campo Grande, sempre foi um deles. E nesses seis meses a brincadeira evoluiu.

Primeiro era só olhar e se encantar com as cores e formas
Nunca me esqueço o dia,em que, sem querer, ele apertou o botão que mudava a música, gargalhou e logo depois ficou bravíssimo porque não conseguia repetir o movimento.

Hoje, o auge até agora, ele estava já com sono, coloquei-o no trocador e liguei o projetor para distraí-lo enquanto trocava a fralda. De repente, ele estava empunhando o brinquedo, como quem filma algo muito importante e movia a alça para fazer algumas sombras na imagem, além de apontar para vários paredes ao redor. Um verdadeiro cineasta!

Se ele será o novo Steven Spielberg ou não, não sei, como mãe, apenas torço pela felicidade dele e faço de tudo por ela a cada dia!

Obrigada Flavinha por  nos proporcionar essa divertida brincadeira!


E por hoje é só...precisa de mais alguma coisa??

Abraços e bom final de semana!



 


terça-feira, 19 de julho de 2011

Histeroscopia, atraso menstrual e gravidez

Pessoal, 

Hoje o dia foi cheio de visitas ótimas!

A Vivi saiu daqui depois das 15h, mas valeu a pena! Estou com os cabelos de volta ao "normal", pré-maternidade. Aliás, Vivi, aguardo seu texto sobre o que pode ser feito durante a gestação, a visão da profissional dos cabelos!

Depois disso recebi a minha amiga e nutricionista, Débora Rosa, da Nutriterapia. Ela veio orientar-nos sobre a alimentação do baby, que agora já começou a tomar suquinhos e logo estará comendo papinhas. Claro, mas continuamos com o aleitamento materno! Aliás, não pretendo parar tão cedo!!Depois do primeiro mês em que doía, sangrava...agora simplesmente amo cada mamada.

Aprendemos demais! Obrigada Dé!

Depois, aula de Yôga, método De Rose, com a minha querida professora Mari. Estou fazendo aulas domiciliares para não atrapalhar as mamadas que ainda estão a cada 3 horas. E então, depois de recuperar a energia com a prática, resolvi responder a mais uma perguntinha antes de encerrar as atividades do dia.


"Fiz a histeroscopia dia 23/01/2011 estava tudo ok, porem dia 16/02/2011 fiz o teste e estou gravida minha ultima mestruação foi dia 24/12/2010 e possivel que eu ja estivesse gravida quando fiz o exame."


O exame de histeroscopia consiste na introdução de uma câmera dentro do útero, através da vagina para visualizar se há algum tipo de problema na cavidade uterina, como um pólipo ou um mioma por exemplo.

A melhor época para a realização do exame em mulheres que ainda não estão na menopausa, é logo após a menstruação por dois motivos: o endométrio(camada interna do útero) está bem fininha, porque descamou durante o fluxo menstrual e também porque assim, não há riscos da mulher estar grávida.

Mas neste caso, a mulher provavelmente já estava gestante, mas ainda não sabia e como ainda não havia atraso menstrual, não havia como saber. O risco teórico é de um aborto. Mas na prática, o risco parece ser muito baixo, de acordo com estudos. O importante é fazer o acompanhamento pré-natal normalmente e a qualquer sintoma de sangramento e /ou dor, comunicar imediatamente a sua obstetra.

Espero que esteja tudo bem!Se puder, dê notícias!

Abraços





Preparando o terreno para a gravidez

Olá pessoal,


Aproveitando mais uma folga do Pedrinho,  que hoje acordou às 5:30 animadíssimo para brincar e agora dormiu.Na verdade, minha querida "hair stylist" (tô chique, né?) Vivi veio aqui hoje, aproveitando que estou nos últimas terças de licença maternidade do Hospital onde faço plantões. Então estou com uma touca na cabeça e escrevendo um pouco.


Vamos lá, mais duas perguntas...Estou tentando, na medida do possível, juntar temas relacionados, mas talvez os temas se repitam, porque são muitas perguntas e não consigo separar todas de uma vez só, ok?


Vou tentar responder as mais antigas primeiro...




"Olá Dra Bárbara , sou de Belém do Pará, e se possível gostaria de esclarecer uma dúvida, desde o dia 2 de fevereiro agora, estou tentando engravidar é a primeira vez que tento, eu gostaria de saber a partir de que momento eu posso saber se estou gravida ou não,e também gostaria de saber enquanto não tenho certeza se devo tomar algum cuidado? quais? ou ainda não. Desde já agradeço. Um abraço"


"Olá, tenho SOP, estou fazendo tratamento pra engravidar com indux, tomo do 3º ao 7º dia do ciclo, só que minha monstra é irregular, e qdo vem começa com um sangue tipo borra de café, uma cor escura, e gostaria de saber se o 1º dia do ciclo é esse ou é qdo vem sangue normal?"




Eu sempre digo que o pré-natal deve começar antes mesmo da gravidez confirmada. São vários os cuidados que devemos tomar para nos preparar para a gravidez. 


Então, 3 a 6 meses antes de parar o método anticoncepcional é recomendável que procure sua ginecologista e futura obstetra para uma consulta, levando sua carteirinha de vacinação e receitas de medicações que eventualmente faça uso.


Nessa consulta a médica irá checar seu histórico vacinal e indicar quais vacinas deve tomar antes da gravidez. 
Escrevi sobre esse tema alguns dias atrás, quem não leu, vale a pena dar uma olhada! Também escrevi para o Portal Minha Vida de maneira ainda mais completa na minha coluna de lá.


Além disso, é preciso checar o nosso peso. Não se deve entrar na gravidez nem muito magra e nem muito acima do peso. Então durante a consulta calculamos o IMC - índice de massa corpórea, através do peso em comparação com a altura. Se a pessoa estiver fora do ideal, podemos recomendar uma reeducação alimentar. Isso irá ajudar na prevenção de inúmeras complicações como diabetes gestacional, pressão alta ou mesmo baixo peso do bebê ao nascer, entre tantas outras. Eu mesmo estava com IMC de 18, o que é um pouco abaixo do ideal, então fiz uma dieta orientada e mais caprichada para não prejudicar o Pedrinho.


Feito isso, não podemos esquecer do famoso ácido fólico. É preciso começar a tomar  2 a 3 meses antes do início das tentativas. Ele ajuda a prevenir malformações do sistema nervoso do bebê. E deve ser começado antes, porque quando descobrimos que estamos grávidas o bebê já está se formando há um mês e já pode ter tido problemas.


Também acho importante já começar a evitar bebidas alcóolicas e o cigarro quando parar o anticoncepcional e qualquer tipo de drogas, é claro. Se faz uso de alguma medicação é preciso que sua médica saiba para ver se deve continuar, parar ou trocar.


Tomados todos esses cuidados, é só se divertir nas tentativas!!


E quando fazer o teste??


O primeiro dia da menstruação, quando dá o primeiro sinal de sangue(mesmo se for só uma borrinha de café) na calcinha, é o primeiro dia do ciclo. Consideramos atraso menstrual, se a menstruação não vem depois de 28-30 dias dessa data. Claro que isso varia de acordo com o ciclo de cada mulher, tem mulheres que tem ciclos mais curtos ou mais longos, mas em médio depois de 3- 4 dias de atraso já é possível fazer o exame de sangue e ter certeza. Eu esperei 5 dias de atraso, assim não iriam restar dúvidas.  




Por enquanto é isso, espero ter ajudado!


E boa sorte!!!


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Masturbação - falando abertamente

Pessoal,

Estou retomando minhas atividades aos poucos e dentre elas estão todas as perguntas que recebo pelo blog e pelo site da Clínica Gergin com dúvidas de pessoas de todo o país e até de outros países de língua portuguesa, como Angola e Portugal e que faço questão de responder, sem exceção !

Mas durante a licença maternidade elas se acumularam!!

Então resolvi aproveitar esse nosso espaço para responder as perguntas, que tenho certeza, são dúvidas de outras pessoas também!

Vou responder em forma de textos sobre os temas, sem identificar nenhuma das pessoas que envia a pergunta.

E é sempre importante lembrar que nenhuma resposta via internet substitui a consulta ao médico para diagnóstico e tratamento de qualquer queixa. São apenas orientações, informações sobre temas da área relacionada à saúde da mulher e gestante.

Vou começar com essas três, sobre masturbação! Espero que gostem e se inspirem!!!

Olá, doutora! Gostaria de saber quais são os benefícios e malefícios da masturbação? E se a mesma tira a virgindade? Agradece á atenção

Queria saber formas de me masturbar com diferentes objetos (mas sem introduzir, pois sou virgem) obrigada

Eu tenho 18 anos e queria saber mais sobre masturbação feminina

Vamos lá!

A masturbação faz parte da descoberta do próprio corpo e não há nada de errado nisso. Desde que tomados alguns cuidados e que a masturbação não se torne uma fuga dos relacionamentos pessoais.

Benefícios

São o autoconhecimento, descobrir o que lhe dá prazer e o que não lhe agrada.
Cada pessoa tem preferências muito individuais, só nos conhecendo muito bem poderemos dizer e mostrar para nosso parceiro (a) do que gostamos e o que queremos na hora do sexo.

Quanto a malefícios acredito que o principal problema é o exagero e a falta de cuidados de higiene que podem trazer infecções. Há pessoas que deixam as demais atividades do dia a dia de lado para se masturbarem. Não há regra de quantas vezes por dia, por semana ou por mês isso deve ser praticado. É uma questão de bom senso, a masturbação deve ser uma ferramenta de autoconhecimento e prazer. Pode ser praticadas por qualquer pessoa, inclusive virgens e grávidas.

E é preciso ter cuidado quando se utilizar brinquedos eróticos ou instrumentos não próprios para esse fim. Dar preferência para os objetos específicos para esse fim, vendidos em lojas especializadas. Não utilizar garrafas, alimentos ou qualquer outra coisa que possa machucar a região genital. E o brinquedo deve ser de uso pessoal e intransferível e lavado a cada uso. Não deve ser compartilhado, é como calcinha e escova de dente, cada uma tem as suas!!

Existem diversos tipos de objetos próprios para a masturbação, para as mulheres que ainda são virgens acredito que os vibradores para estimulação do clitóris podem ser utilizados sem qualquer problema. Existem de vários tipos, até mesmo em forma de calcinhas que vibram.

Quanto à virgindade. 

A virgindade é sempre um tema controverso. Durante a masturbação, se houver penetração vaginal com algum instrumento, ou mesmo com os dedos, pode acontecer à ruptura do hímen, que é a membrana que caracteriza a virgindade do ponto de vista físico. Mas o conceito de virgindade é mais amplo do que isso e envolve a iniciação sexual com um(a) parceiro(a).

E é sempre bom lembrar que a masturbação pode ser trocada entre os parceiros também, como parte importante das preliminares. Na gravidez isso é bastante recomendado, já que muitos casais já não se sentem à vontade para ter penetração, mas nem por isso precisam ficar sem se tocarem durante os nove meses, podem aproveitar essa fase para experimentar coisas novas, inclusive com brinquedos se for do gosto dos dois. 


Abraços e até as próximas perguntas!