Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tatuagem e gravidez

Pessoal,

Essa semana um colega enfermeiro, de quem gosto muito, me procurou para tirar uma dúvida por conta de uma amiga dele que está grávida. E por coincidência, uma paciente gestante super querida e que já tem diversas tatuagens, me perguntou se já podia fazer uma para sua bebê. A resposta para mim parecia óbvia:

"Como assim fazer tatoo durante a gestação?!"

 Mas no mesmo segundo percebi a relevância, porque hoje cada vez mais mulheres fazem tatuagens, algumas lindas! Muitas querem homenagear os filhos, eternizar relacionamentos, enfim, o motivo é sempre nobre, até se for por pura diversão. Mas é preciso falar sobre isso.

Já escrevi aqui sobre as diversas mudanças pelas quais passamos durante a gestação. É um furacão! Tudo acontece muito rápido, por dentro e por fora. Desde a pele esticar e estar mais pigmentada, até mudanças no funcionamento do pulmão e coração. Todos os órgãos do nosso corpo mudam para que possamos estar grávidas.

E depois do parto, é preciso que tudo volte ao que era antes. E esse processo de retorno também acontece muito rápido. Mas, é claro, que ficam algumas lembrancinhas do tempo de grávida. Alguma flacidez, alguns quilinhos que não querem ir embora tão fácil, entre outras.

Durante a gestação também é importante lembrar que nossa imunidade, a defesa do nosso organismo, está mais baixa. Isso acontece para que não se volte contra o bebê que se forma dentro do nosso útero. Acaba que ficamos mais sujeitas a contrair doenças.

Sem contar que nossas emoções ficam a flor da pele, por conta do turbilhão hormonal, tome cuidado com decisões por impulso!

 Quando o tema é tatuagem não se deve fazer durante a gravidez e nem no período de "resguardo", que é quando o organismo ainda está se recuperando da gestação. Há maior risco de infecção da pele, que pode ser prejudicial ao bebê também se for grave. Além de a pele não estar em um momento definitivo, portanto o resultado depois da gestação pode ficar diferente do esperado.

Se você estiver grávida e com vontade de fazer uma tatuagem, aproveite a gravidez para escolher o desenho com calma e também pesquisar locais, profissionais. E daí, depois de pelo menos 40 dias do parto, aí sim, é hora de pôr em prática, se ainda for essa a sua vontade!

E o Pedrinho?  Cada dia mais lindo e sapeca!!!

Abraços e boa semana!!




3 comentários:

  1. Amiga, preciso tirar uma duvida muito grave com voce, pode me passar um email seu?

    ResponderExcluir
  2. OLÁ DOUTORA SOU MARIA E TENHO 31 ANOS TIVE BEBE HÁ 5 MESES FOI CESÁRIO, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA, FUI AO MEU OBSTETRA COM 45 DIAS APÓS O PARTO E ELE ME RECOMENDOU O ANTICONCEPCIONAL NORESTIN PORQUE ESTAVA AMAMENTADO EXCLUSIVAMENTE, TOMEI DURANTE 3 MESES E AGORA MINHA BEBE ESTÁ COM 4 MESES E JÁ ESTOU DANDO A ELA O LEITE EM FORMULA NAN PRO 1, DURANTE 3 VEZES AO DIA POIS JÁ ESTOU VOLTANDO A TRABALHAR, FUI AO MÉDICO E ELE ME INDICOU DREMEDOX 15O INJETÁVEL, PORÉM PARAREI DE TOMA O NORESTIN HÀ 20 DIAS E NÃO MESTRUEI AINDA, O QUE FAÇO DOUTORA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Sugiro que aguarde atraso de 30 dias, se não menstruar, faça um teste de gravidez e procure seu médico para orientações.

      Abraços e parabéns pelo bebê

      Excluir