Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

domingo, 13 de janeiro de 2013

O que fazer com crianças nas férias e finais de semana- Parte 2


Continuando....
Vocês já devem estar pensando, mas só dica de restaurante nada baby friendly e ainda com precinhos pouco convidativos?! Então hoje, como de costume, Pedro caiu do berço cedinho, com sol brilhando e como há dias só chovia em São Paulo, não pensamos duas vezes, saímos correndo para o parque do Ibirapuera.

Mochila: duas trocas de roupa, 3 fraldas descartáveis, lencinhos úmidos, trocador, fraldão de pano, álcool gel, água, fruta de acordo com o cardápio dele ( que como sabem faço semanalmente), boné, protetor solar, bola, naninha, câmera...acho que é só.

 Amamos o parque, mas nesses dois anos que frequento com criança, a impressão que tenho é que não houve manutenção. Os brinquedões quebrados, a grama alta.Lixo por todos os lados. Claro, essa parte mais culpa dos usuários mal educados, né? Mas é de dar pena os brinquedões do cercadinho que eram super bem cuidados, estão todos detonados já há alguns meses. Cada vez que vou, tem algo mais quebrado. Penso que é época de transição de governo na prefeitura e espero que olhem para lá logo!
Se alguém tiver dicas de como podemos denunciar isso, seria interessante!

Mas de qualquer maneira, jogamos bola, corremos, brincamos com os diversos cães, subimos e descemos de incontáveis brinquedões- os que ainda sobrevivem!

Almoço em casa, fui para cozinha, camarão e bacalhau! Uma delícia!
 E aí descobri que hoje no MIS -  Museu de Imagem e Som uma vez por mês há a Maratona Infantil. Diversas atrações. Chegamos tarde e não conseguimos participar. Mas a próxima será dia 17/02. Com certeza tentaremos ir se estivermos por aqui! E tudo de graça!

Já estávamos na rua, chovia que Deus mandava, saída de última hora, shopping! Estávamos perto do Iguatemi e fomos para lá. Grata surpresa um pequeno Espaço Férias de Janeiro com atividades super lúdicas e adequadas para idade do Pedro - quase 2. Tudo de graça também. Passamos mais de 2 horas no local. Valeu a pena! E haviam várias gestantes com seus filhos maiores.Como o espaço é pequeno, elas podiam ficar sentadas nos bancos dispostos ao redor sem perder de vista os pequenos.

Para quem está esperando o segundo e não quer deixar o primogênito na mão na hora da brincadeira, é preciso tomar muita água, não descuidar da própria alimentação e fazer uso, de acordo com orientação da sua obstetra, de meias elásticas, calcinhas próprias para gestantes. Além de roupas confortáveis e sapatos firmes e baixos.

Boa semana!




Restaurantes com e sem crianças Dicas de férias e final de semana parte 1

Pessoal,

Tenho certeza que não sou a única a ter esse dilema todo sábado ( pelo menos os que não estou trabalhando). Dividi esse post em dois...me empolguei...espero que gostem!

E sempre que estamos livres busco algo diferente ou ao menos interessante que possa ocupar e divertir o pequeno - nem tão pequeno assim!!

Este final de semana conseguimos aproveitar bastante tanto com o Pedro e até um jantar só nós dois - coisa raríssima e com isso vou deixar algumas sugestões:


Jantar sem glúten: sexta a nossa babá dormiu, então depois que colocamos o pimpolho para dormir - é faço questão de fazer isso toda noite - é tão fofo - eu o coloco no berço e ele fala: " mamãe, faz "caínho" e fico fazendo cafuné até ele adormecer...Bom, mas voltando ao tema do tópico...fomos a um restaurante que gostamos muito chamado Condessa, fica na Vila Nova Conceição, é um bistrô super gracinha. Esperava comer um risoto, mas daí na sugestão do chef que estava na lousinha do lugar, em destaque um macarrão sem glúten!! Como é super raro eu encontrar macarrão sem glúten, não tive dúvida. E estava incrível! Uma massa de farinha de grão de bico! Fanstástica! Super recomendo mesmo para quem não tem essa restrição.


Sábado à noite fomos comemorar o aniversário de 5 anos de casados dos nossos compadres Débora - minha nutricionista da Nutriterapia e seu marido, meu querido Érico. Como tenho a tal doença celíaca acaba ficando para mim a tarefa de escolher lugares. Queria um lugar que tivesse opção de diversão para o Pedro. Escolhi o La Caballeriza, que é conhecido por suas ótimas carnes. Mas escolhi porque pelo site dizem que tem um super espaço kids. Dava a entender que no almoço além do espaço eles contratavam monitores, animadores, mas que à noite o espaço se mantinha aberto, só não haviam recreadores. Doce ilusão, não fica aberto à noite. Decepção total!! Não levei nenhum brinquedo para ele - normalmente saio com uma sacola cheia- e aí ficou um pouco difícil divertí-lo, mas com um pouco de criatividade deu tudo certo. O serviço também deixou a desejar pelo preço que se cobra. Mas o que importa é a companhia, que estava incrível....Parabéns Débora e Erico!! E obrigada pelos presentes! Tudo lindo!



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Obesidade infantil

Pessoal, feliz 2013!!!

O ano começou e estou com pique total. Muitos projetos para o ano novo! Adoro!!

Passamos o Reveillon em um Hotel Fazenda. Agora para o Pedro já é ótimo e para nós é bastante prático, só de não ter que pensar no que vai fazer para o almoço e não ter que dirigir....

Mas algo me chamou a atenção nesses dias que passamos no campo: a obesidade infantil.

Nesses hotéis, quem já foi sabe, é uma fartura só, café, almoço, jantar...tudo bem reforçado e variado.
Mas é de dar dó o número de crianças acima do peso. E aí comecei a reparar no que os pais dessas crianças, que infelizmente pareciam a maioria - pelo menos com algum grau de sobrepeso-ofereciam para elas nas refeições e nos intervalos delas.

Gente, fiquei chocada!! No café da manhã quase ninguém come frutas, só pão, pão, pão, bolos e embutidos.Na piscina, um monte de refrigerante, salgadinhos de saquinho ou frituras como pastéis. Almoço e jantar nada de salada, legumes e muita sobremesa.


Alguém vai falar, mas estamos de férias!! O problema é que provavelmente esse é o hábito diário dessas famílias. E amanhã essas crianças terão diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, entre tantos outros problemas que vem junto com a obesidade.

Um dia no jantar uma mãe de uma linda menina de seus 4 anos perguntou o que ela queria, ela olhou as opções e disse:" quero salmão mamãe" a mãe respondeu: " mas não vai querer um pastelzinho de carne?", a menina, " não, mãe, só arroz e salmão" e a mãe insistiu:" mas o pastel está com uma cara ótima". Fiquei triste, porque a menina queria algo saudável e ao invés da mãe incentivar, insistiu em algo nada nutritivo.

Não sou pediatra, nem especialista nessa área, sou apenas uma mãe que entende os benefícios de uma alimentação saudável na infância para uma vida adulta com mais saúde. Em grande parte graças as orientações da minha nutricionista e comadre, Débora Rosa da Nutriterapia.

E esses mal hábitos na mesa geralmente vêm acompanhados de outro péssimo hábito, o de não fazer exercícios. As crianças acima do peso tem vontade de fazer as atividades propostas pelos monitores, mas observei que ficavam cansadas rapidamente e logo buscavam repor as energias com um refrigerante ou um doce.

Sempre questiono minhas pacientes sobre a prática de atividade física e estimulo mesmo, pego no pé, quem é minha paciente sabe disso! E claro também em relação a alimentação saudável, essas práticas saudáveis só trazem benefícios para nossa qualidade de vida.

Feliz ano novo a todos!