Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cervicite na gestação

Pessoal,

Esse semestre não foi fácil no quesito filhos, duas internações do Pedrinho - que agora está ótimo!!!  Agora o Faísca, nosso gatinho, está doente, terá que operar de uma pedra na bexiga, mas antes precisará de uma semana tomando um monte de injeções...tadinho!!!Coração de mãe apertado igual!!




Mas hoje passei para falar de um assunto sério relacionada a gestação, a cervicite - inflamação do colo do útero. Aproveitando que contribui para uma matéria sobre o tema para: 


Corpo a Corpo:



 A inflamação afeta principalmente as células das glândulas do canal do colo do útero, mas também pode afetar a camada externa do colo do útero. Isto pode acontecer por uma causa infecciosa ou não infecciosa e pode ser aguda ou crônica.


A época de vida sexual ativa é a fase mais comum. 

Dos 20 aos 40 anos. Mas pode acontecer em qualquer fase da vida.

Cervicite aguda é normalmente consequência de uma infecção sexualmente adquirida (por exemplo, a clamídia ou gonorreia).

 Cervicite crônica pode ter uma fonte não-infecciosa.
A cervicite não-infecciosa é geralmente causado por irritação mecânica ou química. Fontes de irritação mecânica incluem traumas causados por exemplo pelo uso descuidado de brinquedos sexuais, diafragma, absorvente interno, capuz cervical, DIU- contracepção intra-uterina.  Já irritação química pode ser causada pela exposição ao látex, duchas vaginais, cremes ou contraceptivos, como o anel vaginal em mulheres alérgicas a algum componente.

 Infecção do colo do útero é principalmente importante porque pode atingir os genitais internos e causar endometrite – inflamação da camada interna do útero, o endométrio ou doença inflamatória pélvica (DIP)- doença que acomete trompas e ovários, os microorganismos envolvidos podem ser transmitidos a parceiros sexuais. 

Em mulheres grávidas, pode causar complicações à gravidez e / ou complicações neonatais, como resultado de infecção do bebê, placenta e líquido amniótico. 

Além disso, cervicite parece estar associada a um aumento significativo no risco de aquisição do HIV. Sequelas da doença inflamatória pélvica incluem dor pélvica crônica, infertilidade e aumento do risco de gravidez ectópica, aquela que acontece fora do útero.

Como evitar?

As causas infecciosas podem ser evitadas pelo uso correto de preservativo em todas as relações sexuais. De novo eu falando para todo mundo usar preservativo sempre!!!
Evitar uso de objetos impróprios que possam causar irritação na vagina e consequentemente no colo do útero.
 Visitar regularmente a ginecologista de 6/6 meses mesmo sem sintomas, para avaliação completa.
Só utilizar medicações, inclusive, via vaginal, sob prescrição e orientação.


Bom restinho de semana para todos!!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Entrevistas sobre HPV dessa semana

Pessoal,

Como disse em outro post, essa semana muito tem se falado sobre a vacina do HPV.

Ontem dei uma entrevista para a Rádio Gazata AM sobre o assunto.

Segue o link .




http://www.gazetaam.com/?p=16348

Também falei com alguns sites:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0365/medicina/vacina-hpv-745869.shtml?origem=home

http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/transmissao-de-hpv-para-o-bebe-acontece-no-parto/

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15860-estudo-associa-hpv-a-um-maior-risco-de-cancer-de-garganta


E aproveito para agradecer o convite e oportunidade de falar e escrever sobre um assunto tão importante para a população.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pergunta e resposta: tentando engravidar. Infertilidade!

Pessoal, mais uma perguntinha. Assunto super importante!! Infertilidade!

"Estou tentando engravidar e não consigo."

Conceitua-se infertilidade conjugal quando não ocorre gravidez em casal que mantenha relações sexuais frequentes sem proteção contraceptiva, pelo período de um ano. 
Portanto, normalmente a investigação do casal infértil inicia-se após pelo menos um ano tentativas.

Há casos em que temos autorização para iniciar essa investigação antes de 1 ano:
- mulheres com mais de 35 anos
- ciclos menstruais irregulares
- história de doença inflamatória pélvica
- diagnóstico ou suspeita de endometriose
- cirurgias abdominais anteriores
- problemas masculinos conhecidos, como varicocele, por exemplo

As causas da infertilidade podem ser femininas, masculinas ou  de ambos!

Com relação às causas femininas, há os fatores relacionados:
- a ovulação
-ao colo do útero
- ao útero
- as trompas
- a infertilidade sem causa aparente.

A investigação do fator feminino inicia-se com a história clínica e o exame físico em consulta médica. 
Perguntaremos a idade, o tempo de infertilidade, antecedentes menstruais, sexuais e obstétricos, além de antecedentes clínicos, cirúrgicos e hábitos.

Os antecedentes de abortos provocados ou doenças sexualmente transmissíveis devem ser relatados, pois são fundamentais para indicar uma investigação dirigida e urgente. 

No exame físico geral: peso, altura e índice de massa corpórea, além de pressão arterial não serão esquecidos.  
O exame ginecológico completo também é indispensável, não esquecendo do exame das mamas.
Na conversa com o casal infértil, uma avaliação de seus hábitos é indispensável. 
Estudos epidemiológicos nas últimas três décadas têm demonstrado que o tabagismo pode dificultar a fertilidade.
A infertilidade causada por problemas nas tubas tem relação com a atividade sexual precoce, número de parceiros, prática de sexo anal, história de aborto e doenças sexualmente transmissíveis. 

Depois da consulta, o casal sairá com pedidos de exames para ambos e a partir daí é que vamos avaliar qual o melhor tratamento para aquele casal especificamente. 

Boa sorte!!!

Abraços






Pergunta e resposta: Zoladex e gravidez

Pessoal, 

Vamos lá para mais uma dúvida, agora sobre efeitos do análago de GnRH.



"Boa noite Dra Barbara,  eu estou com uma dúvida em relação ao uso do zoladex em mulheres de idade fértil (20-30 anos). A minha dúvida é do "poder anticoncepcional" desse medicamento, sei que não é um método anticonceptivo, mas queria só me certificar que as chances de uma mulher de 25 anos que usava ACO de forma regular há 6 anos, parou há 1 mês e uma semana quando fez uso de Zoladex e teve uma relação sexual com condon que estourou e o parceiro ejaculou fora do intróito, estar grávida são remotas. A cliente em questão está tendo sintomas de secura vaginal e fogachos há duas semanas. Muito obrigado"



Os análogos de GnRH, realmente NÃO são método anticoncepcional, porém o efeito deles é o bloqueio hormonal, provocando uma situação parecida com a vivida pelas mulheres que já passaram da menopausa. Por isso que a pessoa a qual se refere está com fogachos e secura vaginal. 
Essa medicação é usada no tratamento de doenças como endometriose e miomas. 
Portanto o risco de uma gestação é baixo.


  

Vergonha da saúde pública do Brasil! #vemprarua#

Pessoal, 

Estou respondendo a perguntas que recebo pelo site da clínica e hoje, esta em especial, me chamou atenção. 
É mais do que uma dúvida, é um alerta e um pedido de socorro para uma triste situação da saúde pública no nosso país.  Isso me lembra que daqui a pouco nós médicos faremos uma manifestação para melhores condições para a saúde pública em nosso país. 



"OLA A MINHA MAIOR DUVIDA .MORO NUMA CIDADE DO INTERIOR ONDE QUE NA HORA DOS PRIMEIROS SINAIS É QUE VÃO ME DAR O ENCAMINHAMENTO ,POREM É LONGE A CIDADE ONDE FICA A MATERNIDADE E MUITAS ACABAM GANHANDO O NENEM NO CAMINHO.GOSTARIA MUITO DE EVITAR ESSE CONSTRAGIMENTO,MAS NAO TENHO CONDIÇOES DE FAZER UM PARTO PARTICULAR, E TUDO QUE EU QUERO É PODER FICAR ACOMODADA NA CIDADE ONDE FICA A MATERNIDADE ..POREM A MEDICA NAO DA O ENCAMINHAMENTO ANTES ..SE EU CHEGAR NA MATERNIDADE SEM O ENCAMINHAMENTO ELES ME ATENDE OU VAO DEIXAR O MEU FILHO PASSAR DA HORA DE NASCER ...ME AJUDE POR FAVOR..DR BARBARA."

Não conheço a sua cidade, tão pouco o hospital a que se refere, mas em geral, as maternidades só internam as mães já em trabalho de parto efetivo, para que não se fique internado mais tempo do que o necessário, o que aumentaria risco de infecções, entre outros problemas.  Também acontece internação quando há alguma outra situação de risco. Sugiro que visite a maternidade antes entrar em trabalho ou ligue para lá e busque informações, explique sua situação. Você também pode procurar a assistente social do posto de saúde em que realiza o seu pré-natal para  tentar esclarecer suas dúvidas.

É uma vergonha uma gestante passar por tal situação, sem acesso a uma maternidade na sua cidade ou uma ambulância que a transfira com segurança, expondo a si e seu bebê a enormes riscos. 

Espero e torço de coração para que seu bebê nasça com saúde e que você fique bem!!

Espero que tenha uma boa hora, apesar das adversidades! Se puder, depois dê notícias, ok?


pergunta e resposta: Pré-eclâmpsia e gestação

Pessoal, 

Vamos lá mais uma pergunta de uma mãe que está com medo de engravidar de novo porque teve pressão alta na primeira gravidez.


"EU TENHO UM FILHO DE 4 ANOS,E GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENGRAVIDAR NOVAMENTE,TIVE UM PROBLEMA POS-PARTO ECLAMPSIA,ENTÃO TENHO MEDO DE TER OUTRO FILHO.BJS"


A pré-eclampsia é a doença hipertensiva específica da gestação, é mais comum na primeira gestação.
Caracteriza-se por aumento da pressão, inchaço e perda de proteína na urina. Além de outras alterações clínicas, podendo causar até a chamada eclâmpsia que é um tipo de convulsão.

Essa doença pode trazer graves problemas como prematuridade, descolamento da placenta, entre outros.

 Não é impedimento para uma nova gravidez. Mas faça um bom acompanhamento médico antes mesmo de engravidar, um bom planejamento. Mantenha uma alimentação saudável, atividade física regular. Assim, terá mais chances de ter uma segunda gravidez saudável, sem complicações.

E boa sorte!!!


Abraços


Perguntas e respostas

Pessoal,

Quem acompanha o blog sabe que sempre respondo a todas as dúvidas que são enviadas através de comentários.  Mesmo que com atraso, já que, às vezes, não dou conta!!!

E também recebo muitas perguntas através do contato do site da clínica www.gergin.com.br
Tento responder a todos, mesmo que com atraso.

Juntei algumas perguntas e vou postar aqui numa sequência de posts, de forma anônima, assim ao invés de colaborar com uma pessoa, de repente, esclarecemos a dúvida de outras pessoas, né?

Lá vai a primeira:

Lembrando sempre que Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica. O que forneço aqui no blog são informações baseadas na literatura médica. Nada substitui a visita ao seu médico e a conversa franca com ele, ok?

Sobre contagem gestacional e gestação pós-data

"Olá tudo bem,queria que me tirasse uma dúvida, pela data da menstruação fiz nove meses dia 25,mas pela ultrassom faço 40 semanas de gestação no dia 2 estou preocupada pois não sei se passou da hora ,por favor tira minha duvida"

Os noves meses de uma gestação começam nas 38 semanas e vão até as 42 semanas. A partir das 40 semanas, caso o bebê não tenha nascido, e seja uma gestação de baixo risco, pode-se aguardar até 41 semanas, desde que seja feito um acompanhamento mais próximo.

A contagem da gestação se faz pela data da última menstruação e se confirma por um ultrassom, preferencialmente realizado no primeiro trimestre da gestação. Quando há muita diferença entre essas duas datas, em geral, optamos por contar através do ultrassom. 

Tenho outros posts sobre esse tema, dê uma olhada!!

Consulte sua obstetra para esclarecer suas dúvidas ou procure o PS da maternidade que terá bebê.


Boa hora. 

Jajá outro post com outras perguntas....



terça-feira, 2 de julho de 2013

Vacina HPV

Pessoal,

Essa semana está uma loucura, não se fala em outra coisa no meio da saúde, só sobre a Vacina para HPV que foi liberada pela ANVISA para mulheres acima de 26 anos e que a partir de 2014 será disponibilizada pelo governo na rede pública para meninas de 10 e 11 anos, com autorização dos pais.

É uma grande vitória para saúde pública do país, já que o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata no país, só perdendo para o câncer de mama.

O HPV - papiloma vírus humano- é a doença sexualmente transmissível mais comum entre homens e mulheres.

Pode causar câncer dos genitais e verrugas.
Sua transmissão é principalmente sexual, mas também pode acontecer transmissão materno/fetal durante o parto se houver lesões ativas.

Existem mais de 150 tipos de HPV, os principais causadores de câncer de colo do útero são os subtipos 16 e 18 e o 6 e 11 são os principais causadores de verrugas. Esses são os 4 subtipos que são prevenidos pela vacina.

Além da vacina, que já está disponível na rede particular há alguns anos, o uso de preservativo em todas as relações e a realização de exame de Papanicolau anualmente são as principais formas de prevenir.

Mas, atenção, mesmo quem tomou a vacina não escapa do Papanicolau regular e do uso de camisinha, ok? A vacina só previne dos 4 principais tipos, não previne contra todos eles. Além do que, essa não é única DST, né?



Não deixem de fazer seus preventivos regularmente!!! 

Usem camisinha sempre!! 

E vacinem suas filhas!!!