Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014!!

Pessoal, desejo a todos um ano de 2014 de muita saúde. E quando digo saúde, penso em seu sentido mais amplo, que implica em ser feliz com o dia-a-dia. Pessoas felizes adoecem menos!!! Ter mais qualidade de vida, comer melhor, fazer mais atividade física, ficar mais tempo com filhos, pais, avós, irmãos, amigos.Começar alguma nova atividade como hobby para estimular o cérebro. Dedicar mais tempo ao que te dá prazer, seja lá o que for!!
Um dia de cada vez, cada um dos 365 dias de 2014! 


"RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo 
até no coração das coisas menos percebidas 
(a começar pelo seu interior) 
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, 
mas com ele se come, se passeia, 
se ama, se compreende, se trabalha, 
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? 
passa telegramas?) 

Não precisa 
fazer lista de boas intenções 
para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido 
pelas besteiras consumadas 
nem parvamente acreditar 
que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem 
e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando 
pelo direito augusto de viver. 

Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre."
Carlos Drummond de Andrade

ANDRADE, C. D. Receita de Ano Novo. Editora Record. 2008.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prolactina, Gravidez, HPV, Desfralde...tudo junto e misturado!!

Olá Pessoal,

O ano está acabando. Voou!!
Resolvi começar o desfralde do Pedro ontem. Será que rola até o Natal? É xixi para todo lado! Haja cueca, hein? Mas está cada hora melhor. Vamos ver como será, quando acabar, volto para contar minha experiência.



Por agora vamos a mais algumas dúvidas que chegaram pelo site da clínica. Ah, aproveito para lembrar que como eu respondo a todos os comentários que deixam nos posts, sempre tem informação por lá. Então, não deixem de ler todos os comentários dos posts que interessam a vocês, ok?

Sempre vale: não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta. Essas respostas são apenas orientações. Para uma avaliação procure sua ginecologista o quanto antes. Eu coloco as perguntas como foram enviadas, não me responsabilizo por erros de digitação e nunca coloco nome ou qualquer outra informação que possa identificar as leitoras.

Prolactina e Gravidez

"boa noite dra Barbara Eu queria tirar uma duvida, eu perdi um ovario tenho macroprolactina alterada não tenho ovulação direito tenho tiroide e meu sonho é ser mamãe, por eu não ter um ovário vai dificultar eu engravidar? desde ja muito Obrigada."

Tanto a prolactina aumentada, quanto problemas da glândula tireóide podem afetar e prejudicar a ovulação e consequentemente causar dificuldades para engravidar. Então, é importante que haja um controle rigoroso e usar as medicações quando necessário, sob prescrição médica. O fato de ter um ovário a menos não a impede de engravidar, se todo o restante estiver funcionando bem. Converse com sua médica e boa sorte!


HPV


"oi sou tem um semana q tive relaca mais previne usei camisia depois apareceiu ums verrugas em minha vagina e no anos estou com muito medo vc pode ajuda"


A camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais, pois previne não só de uma gravidez indesejada, mas principalmente contra a maior parte das doenças sexualmente transmissíveis. Porém, algumas doenças, como o HPV, podem ser transmitidas mesmo com uso de preservativo. O preservativo previne apenas em parte essa contaminação. Já que a transmissão se dá pelo contato pele com pele  e o preservativo não cobre toda a pele envolvida em um contato sexual. Portanto, o ideal é não ter contato sexual se há suspeita de que o parceiro ou parceira estejam com verrugas. E se aparecerem verrugas em você é preciso procurar sua ginecologista o mais rápido possível para tratamento.

Espero ter ajudado!!

Grande abraço

Bárbara Murayama

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dúvidas das leitoras parte 2

Pessoal, continuando as respostas as perguntas. Lembrando que essas orientações não substituem a consulta médica. Para um tratamento, uma investigação de um sintoma é preciso agendar uma consulta com sua médica o quanto antes!

Vamos lá:

Sangramento irregular
"Olá boa tarde, tenho 32 anos e venho por meio desta tirar uma dúvida: meu ciclo menstrual está durando em média 24 dias, venho observando que quando a menstruação inicia eu vejo que demora em torno de 5 dias para descer o sangue e fico mais 5 dias menstruando, isso é normal? Não faço uso de anticoncepcional e nem DIU, nenhum tipo de método contraceptivo e não estou com vida sexual ativa"

Resposta:  Querida leitora, pelo que descreve o padrão da sua menstruação está diferente, mesmo se mantendo a cada 24 dias. É importante que procure sua médica para investigar as possíveis causas, que vão desde alterações hormonais, até mesmo um pólipo endometrial, por exemplo, entre outras causas. Você provavelmente fará exames de sangue e de imagem, a começar pelo ultrassom, depois do exame ginecológico em consulta é claro. Leve exames anteriores a consulta se tiver e as datas das menstruações anotadas.


Amenorréia secundária

"olá,tenho 36 anos e a 6 meses eu estou sem menstruar,tenho hipotireoidismo desde dos 19 anos,meu ginecologista já me deu provera para tomar e nem cossegas fez efeito,agora me deu premarin por 10 dias depois tomar mais 4 provera novamente,ele me disse que se eu não menstruar tenho que esperar mais 2 meses para começar a fazer exames pra ver se estou entrando na menopausa,só que estou preocupada,porque posso engravidar e não quero mais ter filhos,ja tenho duas meninas e já sou até vó,mas também ando me sentindo meio mal,com muitas dores nas costas inchaço nas pernas,pés e na barriga,estou preocupada comigo,no momento estou sem tempo para procurar um médico fora,pois trabalho muito,mas gostaria de saber se é normal tudo isto estar acontecendo,pois acredito que sou nova d emais para estar entrando na menopausa,ha me esqueci de uma coisa a 5 anos atrás isso já aconteceu comigo mas naquela época ele não quis nem fazer algum exame,simplismente fiquei 10 meses esperando menstruar e o que ele fez mandou eu voltar a tomar os anticoncepcional novamente,mas depois disso praticamente e não ficava menstruada,parava o intervalo e só dava pra qver que estava menstruada por que saia uma sujeirinha na hora de me limpar quando fazia xixi,por favor me diz alguma coisa,muito obrigado,achei esse endereço numa pagina na internet e foi muito boa a matéria que li,novamente obrigado e espero o seu retorno."
 Resposta:  Querida leitora, obrigada pelo contato. Fico feliz que tenha gostado da matéria. Quando uma mulher que já menstruava, fica sem menstruar naturalmente por 3 meses ou mais, chamamos isso de amenorréia secundária. São muitas as causas. Desde o hipotireoidismo desregulado, até mesmo uma menopausa precoce. É preciso uma investigação detalhada. Para isso, precisa ir ao médico. Sei que, às vezes, não temos tempo para nada, mas saúde deve ser prioridade!! E se não está satisfeita com o seu médico, procure outro profissional. O importante é se cuidar o quanto antes. Boa sorte!

Data da menstruação

"Dra. Barbara, Bom dia! Haveria possibilidade de tirar apenas uma dúvida? Olha só: Uma mulher que tem sua menstruação super regulada. Menstrua doto dia 30 de cada mês. Porém, o mês de fevereiro tem 28 dias. Qual o dia da menstruação no mês de fevereiro? Desde já, muito obrigado e parabens pelo seu trabalho. 
 Favor, me ajude nesse assunto."
 Resposta:  Querida leitora, se o ciclo é de 30 em 30 dias, independente do mês ter 28, 30, 31 dias é só seguir a contagem no calendário, o mês vai mudar, mas o importante é o número de dias entre as menstruações. Provavelmente nesse mês com menos dias, a menstruação acontecerá por volta do dia 2 de março. Mas pequenas variações, podem acontecer, sem que isso seja um problema.

Espero ter ajudado.Abraços

Dúvidas das leitoras


Pessoal, uma pausa nas dicas de viagem para responder dúvidas que recebi pelo site nos últimos dias. Lembrando que nenhuma resposta substitui uma avaliação médica em consulta. O mais importante, se há um problema ou dúvida é agendar uma consulta com sua ginecologista o quanto antes, ok?

Prolactina e Fertilidade

"Eu tenho problema com prolactina esta super alterado 973. Faz 4 anos que tento engravidar e nao consigo. Prolactina tem cura? Por favor estou esperando sua resposta. obrigada."
Resposta: Querida leitora, a hiperprolactinemia tem tratamento sim. Se faz com uso de uma medicação via oral. Em seu caso, é preciso investigar se há um adenoma, um tumor cerebral produtor da prolactina já que sua taxa é muito alta.Mas mesmo nesses casos, o tratamento é com remédio e não cirurgia. Procure sua ginecologista o quanto antes para avaliação.

Cólicas e Fertilidade
 
"Ola Dra. Barbara gostaria de tirar uma duvida sou casada ha 3 anos fiz 18 este ano só que na minha relação com meu marido nunca nos cuidamos e nunca engravidei quero muito ter um filho o que pode ser tenho fortes colicas tanto ou não mestruada sera que o problema esta em mim"

Resposta:Querida leitora, metade das mulheres tem cólicas menstruais em algum momento da vida, sem que isso seja sintoma de nenhuma doença. Mas cólicas podem ser sinal de endometriose. Procure sua ginecologista o quanto antes para investigar e tratar suas cólicas. Mas lembre-se que quanto se investiga infertilidade o marido também precisará realizar exames em um certo momento. Boa sorte!!!

"Boa Tarde, eu gostaria de saber porque têm mulheres que sentem muitas cólicas menstruais e outras não sentem nenhuma dor? Obrigada!"

Resposta:As cólicas são uma contração do útero para eliminar a camada interna que se formou e não foi usada, já que não engravidou. Sabe-se que 50 % das mulheres tem cólicas em algum momento da vida. Outras tem a sorte de nunca sentir. Mas se você tem cólicas deve procurar sua gineco para investigar se está tudo bem, pois a cólica é um dos principais sintomas da endometriose. Boa sorte!

 Corrimento vaginal

"gostaria de uma explicação sobre minha situação acontece as vezes e com certa frequencia um corrimento transparente e as vezes branco na vagina, Porem eu nao tive relação ainda mas sangrei uma vez devido ao dedo de outra pessoa (triste). e isso vem ocorrendo desde então e fico com duvidas quanto a isso poderia me ajudar obrigada."
 Resposta: Querida leitora, toda mulher tem alguma secreção vaginal. Essa secreção muda de cor, consistência e quantidade durante o mês e em diversas fases na vida, também quando se usa pílua, por exemplo. Quando essa secreção se altera e causa sintomas como coceira, ardor, dor nas relações, dor pélvica, entre outros sintomas é importante procurar avaliação médica. 

 Dificuldade para engravidar a segunda vez
 
"bom dia, bom tenho 28 anos tenho 1 filha de 5 e agora ja faz 4 anos q to tentando engravida d novo e to tendo dificuldade, minha menstruação eh desrregulada sempre vem com coagulos e tem mes q vem cm maior intensidade e mes q vem cm menor e dura 3 dias e não tenho colicas e nunca tomei anticoncepcional oq poderia ser q ta dificultando minha gravidez? Obrigada"
Resposta: Querida leitora, existem diversas situações que podem causar infertilidade secundária. Ou seja, quando um casal que já teve um filho não consegue engravidar novamente. É preciso que procure sua ginecologista para uma avaliação completa, como exame ginecológico, exames de sangue, exames de imagem. Seu esposo também deverá realizar exames. Esse é o primeiro passo. Quando for a consulta, leve anotado as datas das suas últimas menstruações. Boa sorte!

 

Onde comer na Praia da Pipa? Roteiro gastronômico

Quando viajamos uma das atividades que mais gostamos é conhecer a culinária local, provar novos sabores, restaurantes diferentes.

E essa viagem foi uma surpresa nesse quesito. Não esperava encontrar tantos bons restaurantes em uma praia que nem tem um caixa do Banco 24h ( aquele vermelho), mas que ao mesmo tempo, é mágica por essa simplicidade e rusticidade e que faz, paulistanas ligadas no 220 como eu, relaxarem pelo menos por alguns momentos e voltarem para casa com energias renovadas para produzir muito.

Mas vamos ao que interessa: Comidinhas gostosas!!

Pipa Café: fica na Av. dos Golfinhos (rua principal). O lugar é pequeno, com um varandão de onde se vê o mar de dia e se escuta as ondas à noite. Os donos e garçons são gringos simpáticos. A moça que nos atendeu, era super querida. Pontos fortes: uma entrada de abacate com camarão! Para comer rezando!
O nosso peixe estava com gosto de passado, apesar do molho de abacaxi estar uma delícia, falei para a atendente ela ficou super chateada, passou a informação para o chef. Acho que vale a pena tentar de novo. Mas a o filé mignon que pedi para o Pedro estava super saboroso.
 CAMAMO: foi uma das melhores experiências gastronômicas que já vivi na vida. Sem exagero! É preciso fazer reserva, pois cada noite é preparado um menu único para no máximo 6 pessoas. O chef Sr. Tadeu, é uma pessoa que, se não fosse a comida magnífica preparada pela sua esposa "Ninha" sob a orientação dele, já teria valido a pena  só pela boa conversa antes e depois do jantar. Jantamos literalmente na casa dele e todos nos fazem sentir assim, bem à vontade, apesar do enorme profissionalismo.
Não vou contar sobre os pratos e nem muito sobre as histórias desse senhor, porque a surpresa melhora ainda mais a experiência.
O forte são frutos do mar, tudo fresquinho, muita coisa orgânica que ele recebe diariamente.
Não aceitam cartões de crédito.
Ah, nessa noite não levamos o Pedro, se a ideia for levar criança sugiro perguntar na hora da reserva, as comidas não são kids friendly e eles não tem outras opções além do menu da noite.




La Provence: esse também vale a visita sem dúvida alguma. Fica na Pipa mesmo. Também é a casa do Chef Jean Louis e sua esposa Flávia, pais do Noah, um lindo garotinho de quase 3 anos que fica circulando pela varanda da casa, onde ficam as 4 únicas mesas. A comida é deliciosa e também foi super agradável conhecer essa simpática família. A Flávia adora quando outras crianças aparecem para jantar, pois o Noah tem companhia para brincar naquele quintal agradável que parece uma floresta. E o cardápio é bem variado, dá para alimentar os pimpolhos sem muita preocupação e de maneira saudável.

Sorveteria Preciosa: a melhor sorveteria da Pipa e com certeza uma das melhores sorveterias que já fui na vida. Os sorvetes são feitos diariamente e por isso, a cada dia os sabores podem mudar sem aviso prévio.TODOS os sorvetes são SEM GLÚTEN e os de frutas sem lactose. O melhor é que todas as atendentes sabem o que é glúten e lactose, super bem treinadas!!
Alguns dos mais mais apreciados pela família: flor de leite de cabra, banana com nutella e o de pistache. Ah, e eles entregam, se estiver no hotel e quiser um bom sorvete é só ligar!! Tem melhor?

PF 24 h: Não anotei o nome do lugar, mas é um selfservice na rua principal, fica aberto 24h e custa 10 reais por pessoa para comer o que quiser. Comidinha caseira regional. Comemos lá dois dias seguidos e depois caminhamos uns 50 metros para a Sorveteria Preciosa. Não preciso dizer que foi das comidas preferidas do Pedro, né? Com criança é bom ter um lugar coringa assim, porque todos os restaurantes no nordeste demoram mais de 30 min até o prato chegar.

Mas como nem tudo são flores, também tivemos uma experiência péssima com um dos ditos melhores restaurantes da Pipa. O Espaço Lampião. Fica na Av. dos Golfinhos. O lugar é bonito, mas o serviço é ruim e a comida, nem se fala. Foi uma experiência  horrível. Os pratos demoraram 1h e meia, quando chegaram o macarrão estava cru. Esqueceram de mandar o filé de frango do Pedro, o peixe ressecado e o meu prato que era um camarão com gergelim, veio camarão empanado (lembrando que não posso comer nada empanado por conta da alergia ao Glúten). A atendente, após a reclamação, queria me dar uma sobremesa de cortesia, como se isso resolvesse. Saímos de lá com fome. Uma pena.

Ademais, muitos barzinhos, um em especial, nada de extraordinário, mas foi a noite em que o Flamengo foi campeão ( meu marido é flamenguista roxo). O lugar chama Petiscaria Brasileirada, é pequeno, mas simpático, ao que pareceu pertence a um jovem casal que é também quem atende às mesas. O rapaz que nos atendeu no dia, foi super atencioso e cuidadoso, bebidas geladas, comidinha gostosa.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Passeios na Praia da Pipa com crianças


A maioria dos hotéis e pousadas fica em cima das falésias, então para ir as praias sempre tem uma ladeira ou escadarias. Carrinhos de bebê, só aqueles com rodonas, os outros mais dão trabalho que ajudam.

Há diversos passeios, a maioria dá para levar as crianças.
Escolhemos dois de buggy ( que podem ser feito de jardineira ou landrover também). Para os demais usamos os taxis. Conhecemos o Sr. Sérgio, um dos taxistas mais antigos da Pipa, Ele tem diversos carros e não nos deixou na mão nenhum dia, de manhã de tarde ou de noite, era só ligar que ele ou um de seus motoristas aparecia rapidamente para nos buscar. Inclusive faz os transfer do aeroporto e tem cadeirinha para crianças. Recomendo!
   
      Litoral sul: começa no Chapadão, um dos lugares mais bonitos que já vi, uma vista deslumbrante, grandiosa. Passa pela Praia de Sibaúma, de onde é possível avistar tartarugas marinhas nadando, pois é praia de desova. Ma-ra-vi-lho-so!! E fomos até Barra do Cunhaú, onde foi gravada parte de uma novela. O passeio poderia ser mais longo, mas optamos por voltar daí, para não cansar muito o pequeno.





        Litoral Norte: passa por dunas, piscinas naturais, até uma lagoa com pedalinho e caiaque. Duração: 4h.


Pedrinho na lagoa




Custo: cada passeio variou em torno de 250 350 reais para a família. Sem contar as refeições que fizemos nos restaurantes locais.


Barco para ver golfinhos: O passeio dura 1h e meia. Tem opções de lancha ou embarcações maiores.R$30,00 por pessoa, Pedrinho cortesia. Eu sempre enjoo muito e mesmo tomando medicação antes, ao final passei muito mal. Mas valeu a pena, todos vimos muitos golfinhos, o Pedro viu 3, uma família e ficou alucinado. Foi um dos melhores momentos da viagem. Tudo acontece muito rápido e não consegui nenhuma foto, infelizmente.
      Praia do Madeiro: essa praia tem um acesso somente por barco ou por escadaria de mais de 150 degraus. O acesso é ruim, mas vale a pena. A infra da praia é boa, com barracas que tem espreguiçadeiras, almoço e uma barraca vendendo lindos biquínis por preços ótimos....hehehe. Mas o melhor é passar o dia vendo golfinhos pulando enquanto toma uma água de coco. O mar não é muito agitado e dá para crianças entrarem. Tem aluguel de pranchas de surf e stand-up também.
Santuário Ecológico: É uma reserva de mata Atlântica sobre a falésia acima da praia do Madeiro. É possível fazer trilhas leves que chegam a um pequeno museu sobre as tartarugas marinhas. Tem o mirante dos golfinhos e das tartarugas, de ambos é possível ver os animais nadando. As tartarugas aparecem mais na maré cheia.
Praia do Centro: no final da tarde formam-se piscinas naturais, ótimas para a molecada. Vale a pena!

Comprinhas: o centrinho é recheado de lojinhas de artesanato, moda praia. Tem coisa simples e bastante coisa mais sofisticada. Se não quiser comprar, só passear e olhar é extremamente agradável.

      Esportes: como sabem adoro praticar atividades físicas. E ao ar livre é sempre mais empolgante. Para quem, como eu, gosta de correr, as paisagens são incríveis. Corremos no chapadão até quase Sibaúma. E pelas ruelas do centro. Recomendo o percurso.

Também é possível alugar bicicletas.

Sem contar a variedade de esportes radicais para quem gosta. 

Não falta diversão, o contato com a natureza é intenso e revigorante. 

Dica da ginecologista: Nos passeios, vale levar biquini extra, ao menos a parte de baixo, para não passar o dia molhada, evitando assim, irritações da região íntima, como candídíase. Muita hidratação também porque o sol é escaldante e, às vezes, o vento engana. 

Logo mais post sobre o roteiro gastronômico da Praia da Pipa.

Abraços.

domingo, 1 de dezembro de 2013

O que levar na mala para a Pipa e onde se hospedar na Pipa?

Pessoal, quem me conhece sabe que sou até bastante organizada e faço planejamento de tudo. Depois de escolher Hotel, voos, é hora de...

 Fazer as malas!! Com criança isso não é tão simples quanto parece.

O Pedro ainda está nas fraldas, mas já não usa mamadeira, o que facilita bastante. Mas é importante saber se o hotel que escolheu tem espaço kids, como funciona o restaurante. O Hotel que escolhemos tem vantagens e desvantagens. Não sei se voltaria a ele, apesar dos bons momentos.

Chama-se Pipa Beleza. A grande vantagem dele é que tem a opção chalés, com uma cozinha super equipada e grande, sala ampla. Tem de 2 ou 3 quartos, com um ou dois banheiros. Todas as unidades tem jacuzzi. As piscinas são boas. Mas não há brinquedoteca, só um pula- pula, uma mesa de sinuca e uma de disco. Só está incluído o café da manhã. Mas as opções da Pipa para comer são muitas. Vou fazer um post só do roteiro gastronômico.
Eles chamam de SPA também, mas a parte das massagens é fraca. Em compensação a maioria dos funcionárias, apesar de alguns tropeços no serviço, estão a maior parte do tempo tentando ajudar, o que foi ótimo.

Obrigada ao Mardoni e sua equipe, em especial aos garçons, que estavam o tempo todo buscando maneiras de agradar a todos nós!


Voltando as malas. Qualquer destino de praia precisa ter muito protetor solar infantil, hidratante. Sempre bom investir em bons produtos, a pele das crianças é mais sensível e com muito produto químico aliado a sal, cloro, sol, areia... podem acontecer alergias. Falando nelas, é bom levar uma farmacinha com analgésicos, produtos para fazer um curativo rápido e outras medicações de uso regular. Vale a pena falar com o pediatra e ver se ele sugere algo. Na Pipa até tem farmácia, mas é tudo mais caro e nem sempre há as opções necessárias.

Uma bolsa de praia para levar as tralhas das crianças para os passeios, o que deve incluir brinquedos de praia, bola, bóia, chapéu de abas, toalha, roupa extra, lanche com suco, frutas, água, chinelo. Para os que ainda estão nas fraldas, ainda tem que levar fraldas de piscina e normais, lenços umedecidos, etc. Nós gostamos muito das camisetas com proteção solar, aqui no Brasil é possível encontrar, mas são caras, no exterior custam super barato e são ótimas.  Os chapéus e bonés não podem faltar e evitar expor ao sol nos horários inapropriados. Converse com seu pediatra sobre isso. E óculos de sol, até para proteger os olhos do vento com areia.

Ah, lá em Pipa, assim como a maioria das praias do nordeste do Brasil, venta muito. Então é importante levar casaquinhos, calças leves na mala.


E muito repelente infantil e de adulto!!

Deixe os sapatos de salto em casa, lá nas ruas são de paralelepípedos.

Próximo post sobre os passeios....

Férias com criança - Praia da Pipa - RN

Olá Pessoal,

Andei sumida, primeiro correria pré-férias e depois as merecidas!!!
Como já disse em posts anteriores nós até hoje sempre preferimos viajar com o Pedro, é claro que dá trabalho, mas tem momentos- a maioria deles- que são tão gratificantes que fazem toda a canseira valer a pena.

Este ano fomos para Praia da Pipa no Rio Grande do Norte. Só tínhamos uma semana e a ideia era mesmo descansar. Já havíamos ido a Pipa há anos atrás, mas foi como se tivesse sido a primeira, vimos tanta coisa linda!! Conhecemos lugares incríveis, pessoas maravilhosas, inusitadas. Foi um presente.

Então, farei alguns posts com dicas e sugestões para quem quiser ir para lá, com ou sem criança.

Vamos lá...
Passeio ao litoral norte de buggy