Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cirurgia robótica - Opção cirúrgica promissora para endometriose

Pessoal,

A folga de uma semana foi ótima!! Foi bom rever amigos, passear, curtir a família. Mas acabou e desde então muito trabalho. E quer saber? Eu adoro!!!

Na foto a família na Praia da Pipa. Que mar é esse?!

Alguns dias precisei trabalhar até tarde da noite.

Não gosto de ficar sem ver o Pedrinho à noite, fico me sentindo super culpada. Mas explico muito bem para ele e ele parece orgulhoso do meu trabalho, do jeitinho dele, isso me tranquiliza.

A endometriose é uma das doenças que mais cuido no consultório hoje em dia, acredito que por ter formado uma equipe muito especializada cirurgicamente e por realmente gostar de cuidar dessas pacientes no dia a dia, vê-las melhorarem com o tratamento adequado, acabo recebendo novas pacientes quase que diariamente.

Também gosto muito de falar sobre esse assunto sempre que tenho oportunidade, porque infelizmente muitas pacientes que chegam a mim ou a colegas também especialistas, já fizeram uma peregrinação, por vezes foram subtratadas, o que acaba permitindo o avanço da doença. Então, quanto mais informação as pessoas tiverem a respeito melhor, né?

É uma doença em que o tecido, semelhante ao tecido que normalmente cresce no interior do útero - chamado endométrio, também cresce fora do útero. Os locais mais comuns onde a endometriose ocorre são os ovários, as trompas de Falópio, o intestino e as áreas ao redor do útero. Também pode acometer bexiga e até mais raramente pulmões por exemplo, entre outros locais.

Algumas mulheres com endometriose têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras têm dor  de intensidade variável e/ou dificuldade para engravidar.



Alguns dos sintomas:


  • Dor pélvica durante o período menstrual ou fora do período. Em algumas mulheres, a dor é progressiva ao longo do tempo, ou seja, inicialmente a mulher apresentava apenas cólicas durante a menstruação e com o passar dos meses ou anos tem dor também fora da menstruação e assim por diante.
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dor e até sangramento para evacuar e para fazer xixi, geralmente relacionada ao período menstrual em mulheres que tem comprometimento do intestino ou da bexiga respectivamente. 

A endometriose pode tornar mais difícil engravidar. Isso parece ter relação com o tecido cicatricial que a doença desenvolve, o que pode danificar os ovários ou trompas de Falópio e toda a posição original dos órgãos da pelve. Mesmo as mulheres com endometriose que não têm esse tecido cicatricial da doença podem ter dificuldade para engravidar e as causas disso ainda são incertas. 

A causa da endometriose não é conhecida. Uma teoria comum é a da menstruação retrógrada, em que algum sangue menstrual reflui para trás através das trompas de Falópio e para dentro da pelve durante um período menstrual. Este tecido, em seguida, cresce onde ele cair na pelve.  Existem várias outras teorias. Muito ainda a ser estudado e descoberto.


Em mulheres que engravidam, endometriose não prejudica a gravidez. Os sintomas da endometriose frequentemente melhoram após a gestação. Porque os 9 meses de gestação somados ao período de aleitamento provoca um bloqueio natural das menstruações, o que funciona como um tratamento para endometriose. 

Não há cura para a endometriose, mas existem várias opções de tratamento e controle. O tratamento precisa ser individualizado de acordo com a queixa e desejo gestacional.

O tratamento e controle vão envolver bloqueio da menstruação em todo o tempo que a mulher não estiver tentando engravidar.

Pode ser necessário alguma cirurgia, essa definição precisa ser individualizada, levando em consideração sintomas, idade, desejo reprodutivo, reserva ovariana de óvulos, entre outros fatores e  a cirurgia robótica tem nos ajudado muito, pois facilita o acesso, a preservação dos órgãos sadios, melhor recuperação, menos sangramento, menos tempo de internação, entre outros benefícios.


A cirurgia robótica é uma cirurgia videolaparoscópica em que os instrumentais são segurados por um robô, mas sempre controlados pelo médico.
Na foto eu ( com carinha de cansada), Marcos e Fernando ginecologistas da minha equipe e o robôzinho ali atrás


Frequentemente precisamos de uma equipe multiprofissional para acompanhamento dessas mulheres: como urologistas, coloproctologistas e também, por vezes chamaremos fisioterapeutas especializados em assoalho pélvico e médicos especialistas em dor para nos ajudar no controle da dor crônica. Não menos importantes os especialistas em reprodução humana quando essas pacientes tem desejo reprodutivo. Além de psicólogas, já que dor crônica e infertilidade precisam ser tratadas com muito respeito, carinho e atenção.

Aproveito para agradecer a equipe do Dr. Daher- urologista e da Dra. Paula Volpe e Dr Domene- coloproctologistas, que sempre ajudam, brilhantemente, a minha equipe nos casos de endometriose  operadas por robótica. Obrigada sempre!! Vocês são top!!!

O objetivo da cirurgia para endometriose é remover implantes de endometriose e tecido cicatricial. A maioria das mulheres que realizam a cirurgia melhoram da dor durante vários meses após a cirurgia. Mas há grande chance da dor voltar caso não se mantenha o bloqueio da menstruação após a cirurgia. Após uma cirurgia, depois do tempo de recuperação definido pela equipe médica, a mulher que deseja engravidar poderá até tentar uma gestação natural. Isso deverá ser discutido com sua ginecologista, levando em conta novamente idade, reserva ovariana, grau de comprometimento da pelve pela doença. 

Se você tem sintomas suspeitos ou dúvidas, procure sua ginecologista! Mantenha sempre acompanhamento de rotina! 

Abraços

Bárbara Murayama






sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

É carnaval...dicas para mulherada curtir sem ficar doente!

 Olá Pessoal, 


O carnaval chegou!!

Acho que nunca contei aqui, mas foi em um carnaval, neste da foto, que decidimos que queríamos engravidar! Então, tenho um carinho especial pelo Carnaval de 2010! Depois da folia em Salvador, voltamos e dois meses depois eu estava grávida, esperando o Pedro! Na foto uma das minhas melhores amigas e os nossos maridos. Ela é uma das madrinhas do Pedro, mas mora em NY, nos vemos menos do que gostaríamos...ai que saudades!

  E esta semana já atendi muitas mulheres com problemas relacionados a folia pré-carnaval dos "Bloquinhos" que aconteceram todo o final de semana passado por aqui, então resolvi escrever algumas sugestões para curtir o carnaval sem trazer de lembrança algum problema de saúde. Adoro carnaval desde criança... herdei essa paixão da minha mãe, carnaval não tem idade! Quem gosta, gosta e pronto! Com filho pequeno, aproveitamos bloquinhos, clube ou apenas para curtir ao máximo os dias de folga com ele na praia ou piscina, afinal, quem tem filho pequeno sabe que é sempre uma folia!

E até por gostar tanto dessa época, gosto de orientar minhas pacientes para que possam curtir a folia sem ficarem doentes!! 
Infecção de urina, corrimentos variados e algumas doenças sexualmente transmissíveis são os problemas mais comuns de quem abusa, além de gente querendo dar um jeito para a menstruação não descer no meio da bagunça o que pode se transformar em irregularidade menstrual e até gestação indesejada. Entre outros...
Tem também as grávidas que estão querendo mostrar a barriga na avenida! Mas precisam tomar alguns cuidados especiais!

Roupas frescas, bem arejadas para todo mundo! Evitar tecidos sintéticos! A grávida costuma sentir mais calor por efeitos hormonais, então não esquecer prendedores de cabelo, aproveite para enfeitar muito!! Sapatos devem ser sem saltos fino e firmes ao pé, já que a gestante tem mais risco de cair, porque há mudança do eixo de equilíbrio durante a gravidez. 
Se a folia for ao ar livre, todas devem se proteger do sol: protetor solar, chapéus, bonés, óculos de sol e até sombrinhas de frevo estão valendo! As grávidas podem ter algum mal estar por conta do calor, então é bom evitar aglomerações e ter sempre um plano para uma saída emergencial. 



A gestante precisa descansar sempre que sentir vontade, na medida do possível. E descansar com as pernas elevadas. Evitar ficar muito tempo em pé. Usar calcinhas apropriadas que ajudam na sustentação, pode ser bacana. 
O descanso  é essencial para as grávidas, mas todas as mulheres devem descansar para repor as energias e manter a resistência do organismo. Quando não dormimos uma boa noite de sono e não nos alimentamos bem, nossa imunidade cai e viramos alvo fácil para doenças! Então se a farra for noturna descanse um pouco mais de dia. 
Alimentação ideal: Essa dica também vale para todas, mas as gestantes precisam ficar ainda mais atentas!
 Comer a cada 3 horas com alimentos variados e frescos. Ingerir muitas frutas, saladas, mas sem deixar de ingerir carboidratos - preferindo alimentos de farinhas integrais e também proteínas, preferindo as carnes magras. Deve-se evitar frituras e alimentos crus fora de casa. Vale coisas fáceis de carregar como frutas secas, barrinhas de cereal e/ou de proteínas, frutas como maças por exemplo.

Além de muita água, água de coco, sucos naturais e picolés. Limonadas, e outros sucos de frutas ácidas, são ideais para grávidas que estejam sofrendo com os enjoos. E claro, para as futuras mamães, não consumir bebidas alcoólicas. Nem uma cervejinha! Não há dose segura para o bebê!
Para as grávidas, o ideal é curtir a folia em locais que tenham uma estrutura boa. Mulher grávida precisa sentar de vez em quando, precisa ir ao banheiro muitas vezes e pode se sentir mal com muito calor e aglomeração.
Então, pular Carnaval em clubes parece uma boa opção. Caso opte por Carnaval de rua, a gestante deve se certificar que haverá locais como restaurantes e bares para usar de base para ficar à vontade. Camarotes também podem ser uma boa pedida.
É importante levar a carteirinha de pré-natal, verificar com seu obstetra se tudo bem cair na folia, cartão do plano de saúde (se tiver), usar meias elásticas, de acordo com a orientação médica. E verificar onde fica o posto médico mais próximo em caso de necessidade. Se estiver em outra cidade é importante também saber onde fica o hospital mais próximo.

Para a mulherada que não está grávida, tentar seguir esses cuidados básicos de descanso e alimentação é sempre bom! Para o carnaval de rua, se possível andar com um pacote de lencinho de papel descartável( não é lencinho umidecido, ok?) para usar nos banheiros públicos que frequentemente não tem papel. Não segurar o xixi muito tempo e beber muita água, ainda mais se estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Mas sem excessos, ok?
Se for ter relações sexuais, usar camisinha!! Ande com a sua na bolsa, use! não é vergonha usar camisinha! DST não tem cara, qualquer um pode ter!!! Lembrem-se também que sexo oral e sexo anal transmitem doenças igualmente!!!E precisam de preservativo! 

Evitem ficar com roupa molhada muito tempo, isso aumenta a chance de corrimentos por fungos! 

E quem está para menstruar e quer evitar, tente conversar com sua ginecologista para ver se é possível fazer algo assim em cima da hora e se não há contraindicação! Não tome medicação, nem imende cartelas de pílula sem orientação médica, isso pode gerar problemas. 

Desejo a todos um lindo carnaval de folia ou de descanso!!! Aproveitem muito, mas com responsabilidade!







segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Estenose do canal do colo do útero

Pessoal,

Dizem que o ano só começa mesmo depois do carnaval, mas para mim esse marco mudou desde que o Pedro entrou para escola. Desde então, o ano começa com o Primeiro Dia de Aula dele. Fico ansiosa, na noite anterior é hora de arrumar a mochilinha nova ( este ano do robô Star Wars), pensar no conteúdo da lancheira, conversar sobre quem será a professora nova, amigos novos, amigos "velhos".

Ele vai para o último ano da educação infantil...como passou rápido!! Achei que teria menos preocupações, que nada, só mudaram...se querem saber, acho que tenho até mais agora que ele está cada dia mais independente! Enfim, ele ficou super bem e o primeiro dia foi um sucesso!!!
Devagar ele vai abrindo os caminhos dele, às vezes recua um pouco, desvia e segue a diante, nem sempre é o caminho mais curto ou o que imaginamos, mas é o dele e o importante é que esteja seguindo feliz! Nossa...essa frase poderia ser sobre a histeroscopia do canal cervical....

Falando em caminhos tortuosos, uma leitora do blog pediu para que eu falasse sobre Estenose do colo do útero. Para quem não sabe, estenose é quando uma parte ou todo o canal cervical está fechado e isso pode impedir ou dificultar o exame de histeroscopia e também pode ser causa de dificuldade para engravidar.

A canal cervical é tipo um túnel que comunica a vagina com a cavidade endometrial (área interna do útero). É através dele que os espermatozóides entram, a menstruação sai.

A estenose ou obstrução pode ser do orifício externo que é o orifício que nós ginecos vemos quando colocamos o espéculo. Já o orifício interno, só vemos durante o exame de histeroscopia. Um dos dois ou ambos podem estar fechados. O canal não é reto, geralmente é torutuoso e pode variar muito o seu trajeto.

A história natural é que esse canal e esses orifícios fiquem cada vez mais fechados com o avanço da idade e a diminuição das taxas hormonais. Isso é pior, geralmente, para mulheres que nunca tiveram partos vaginais. E também para quem precisou realizar curetagens.

Quando essas estenoses acontecem durante a idade reprodutiva, podem atrapalhar as tentantes.
Pode haver estenose mesmo com um fluxo menstrual normal. Pois, por vezes, a estenose é parcial, ou seja, o histeroscópio não passa, mas há algum caminho que o fluxo menstrual encontra para passar.

A estenose se torna um problema quando impede o fluxo menstrual de sair e a menstruação se acumula dentro do útero causando dor. Também quando o canal é tão tortuoso que pode dificultar a subida dos espermatozóides.

Após a menopausa, pode ser um problema caso haja suspeita de doenças na cavidade uterina e o acesso por histeroscopia não seja possível.

A histeroscopia realizada por especialistas bem capacitados resolve a maioria dos casos, apenas alguns precisarão de outras abordagens que deverão ser individualizadas.

Espero ter ajudado!!
Ótima semana a todos!!
Bárbara Murayama