Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 9 de março de 2016

Março: Mês da mulher e da endometriose

Pessoal,

Pedrinho estava com febre nos últimos dias, todo tempo livre para ele e por isso acabei não conseguindo passar por aqui.

Filhote já está melhor!!!

Este ano escolhi falar o mês todo sobre endometriose. Estamos realizando palestras dentro e fora do Hospital, além de outras ações educativas.

http://www.h9j.com.br/institucional/noticias/paginas/endometriose_1.aspx/



 Acredito que tem tudo a ver com o mês das mulheres, já que é considerada a Doença da mulher moderna e toda essa "modernidade" vem das conquistas históricas, desde o triste dia 8 de março de 1857, quando as operárias  foram mortas.

Trabalhar fora, ter uma carreira é uma prioridade e uma necessidade para muitas mulheres que também querem ser mães. Mas o mercado de trabalho e a sociedade como um todo ainda está engatinhando na gestão dessas pessoas ao redor dessa fase da vida.

Muitas de nós mulheres adiam a maternidade para investir na carreira, por medo de perderem algo que já tem ou deixarem de conquistar uma posição, já que sabem que a gravidez e a nova grande prioridade - o filho- pode tomar tempo e dedicação preciosos à empresa ou a equipe da qual faz parte.

Todos esses medos eu também passei, claro. Mas o desejo de ser mãe se tornou mais forte lá em 2010.

Confesso que minha carreira desacelerou um pouco logo que voltei. Em parte, porque eu queria diminuir o ritmo para ter mais tempo para o Pedro. Mas gradativamente tudo foi se encaixando de uma maneira tão melhor  e especial que eu nem poderia ter imaginado há 5 anos atrás.

Algumas empresas já entenderam que a mulher não precisa se assemelhar a um homem para ser competente. Essas empresas já entenderam que mulheres felizes, que tem oportunidade de ser mães se quiserem, com apoio de suas equipes, de seus líderes e empresas, rendem mais. Se dedicam muito mais, porque colocam gratidão e amor incondicional ao trabalho que executam.

Como mulher e mãe sou um exemplo disso, tenho a oportunidade de fazer meus horários com alguma flexibilidade, o que me permite trabalhar muito- talvez mais do que devesse até, mas com tempo de qualidade para o Pedro. E uma satisfação que não tem preço.

O Pedro vez ou outra me pergunta: "Mamãe, por que você vai trabalhar?"E minha resposta é: Porque a mamãe gosta muito do que faz.


Como médica de mulheres, ouço histórias tristes de empresas que desvalorizam excelentes mulheres profissionais simplesmente porque querer exercer seu direito de ser mãe, de gestar, de amamentar. Muito poucas empresas oferecem condições para mulher manter o aleitamento materno após o retorno ao trabalho.

Mas tive uma paciente grávida do seu segundo filho, que foi contratada gestante por uma das maiores e melhores empresas do mundo. Acompanhei todo o processo durante o seu pré-natal e tenho certeza que a empresa não se arrependeu!


Os gestores precisam valorizar mulheres e homens igualmente quanto as oportunidades, mas sempre buscando enxergá-las como seres diferentes em sua essência, com competências e necessidades diferentes. Nem melhores, nem piores, apenas diferentes e tão especiais quanto.

Que tenhamos um lindo mês de conquistas, mas nunca deixando de ser femininas!!
Fecho com essa imagem da artista britânica Adelaide Damoah, ela era representante comercial da indústria farmacêutica, mas por conta dos sintomas da Endometriose, deixou o emprego e passou a se dedicar a pintura!

Abraços
Bárbara Murayama